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{"id":641,"date":"2012-01-03T13:25:30","date_gmt":"2012-01-03T13:25:30","guid":{"rendered":"http:\/\/www.toywing.com.br\/?p=641"},"modified":"2020-05-31T03:46:12","modified_gmt":"2020-05-31T03:46:12","slug":"centro-de-gravidade-cg-dos-aeromodelos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/toywing.com.br\/centro-de-gravidade-cg-dos-aeromodelos\/","title":{"rendered":"Centro de gravidade (CG) dos Aeromodelos"},"content":{"rendered":"

Balanciamento avi\u00f5es de RC<\/h1>\n

Corretamente equilibrar avi\u00f5es rc \u00e9\u00a0t\u00e3o<\/em>\u00a0importante para a seguran\u00e7a do voo, porque qualquer desvio do modelo de\u00a0centro de gravidade<\/strong>\u00a0(CG) pode potencialmente resultar em o modelo ser bastante incontrol\u00e1vel.<\/p>\n

\"CentroCada avi\u00e3o rc (e todas as outras aeronaves) tem uma posi\u00e7\u00e3o de CG espec\u00edfico, \u00e9 o ponto m\u00e9dio, onde todas as for\u00e7as gravitacionais agem sobre o plano e, consequentemente, o ponto em que o modelo equilibra frente-tr\u00e1s correctamente.Voc\u00ea pode comparar um avi\u00e3o Centro de Gravidade ao fulcro de uma gangorra, por exemplo.\u00a0O ponto de CG \u00e9 determinado durante a fase de concep\u00e7\u00e3o do avi\u00e3o ou da aeronave e normalmente \u00e9 mostrado em um plano como um disco dividido em at\u00e9 quatro quadrantes, como mostrado \u00e0 direita.<\/p>\n

Se voc\u00ea construiu a partir de um kit e plano de CG deve ser claramente indicados no plano, mas se voc\u00ea comprou um\u00a0ARF\u00a0ou\u00a0RTF\u00a0avi\u00e3o ent\u00e3o o manual de instru\u00e7\u00f5es, provavelmente, dar a posi\u00e7\u00e3o CG em termos de dist\u00e2ncia de volta a borda l\u00edder da asa ou do nariz.
\nAli\u00e1s alguns fabricantes de aeronaves modelo especificar uma\u00a0gama<\/em>\u00a0de que o centro de gravidade pode cair em, ao inv\u00e9s de um \u00fanico ponto.\u00a0Se voc\u00ea \u00e9 azarado o manual pode at\u00e9 n\u00e3o mencionar\u00a0nada<\/em>\u00a0sobre como equilibrar avi\u00f5es rc eo CG!<\/p>\n

Equilibrar um avi\u00e3o rc corretamente sobre seu centro de gravidade \u00e9 t\u00e3o importante, porque um muito mal equilibrada avi\u00e3o rc, na melhor das hip\u00f3teses, ser dif\u00edcil de controlar, isso \u00e9 especialmente verdadeiro para a cauda-pesados avi\u00f5es.\u00a0Na pior das hip\u00f3teses, o avi\u00e3o vai\u00a0cair\u00a0dentro de segundos de ficar no ar.<\/p>\n

M\u00e9todos de balanceamento de avi\u00f5es de RC<\/h2>\n

Treinadores asa alta s\u00e3o os mais f\u00e1ceis de avi\u00f5es para equilibrar e se for o seu primeiro avi\u00e3o, ent\u00e3o este \u00e9 provavelmente o caso.<\/p>\n

Obviamente, a primeira coisa que voc\u00ea precisa fazer \u00e9 identificar o Centro de Gravidade posi\u00e7\u00e3o correta de acordo com o plano ou manual.\u00a0Como\u00a0muito geral<\/em>regra de ouro a CG ser\u00e1 de cerca de um ter\u00e7o da corda da asa (largura) para tr\u00e1s a partir do bordo de ataque da asa.\u00a0A longarina principal, se houver um, encontra-se frequentemente nesta \u00e1rea geral.
\nNovamente, esta posi\u00e7\u00e3o \u00e9 apenas uma generaliza\u00e7\u00e3o e, na realidade, um ponto de CG podem ser encontrados em qualquer lugar a partir de, digamos, 25% a 50% da corda da asa traseira da de ponta.\u00a0Um ponto de CG fora desse intervalo \u00e9 raro, mas n\u00e3o imposs\u00edvel.<\/p>\n

Um m\u00e9todo f\u00e1cil de equilibrar avi\u00f5es rc \u00e9 esta:<\/strong>\u00a0coloque as pontas de seu \u00edndice ou dedos m\u00e9dios sob cada asa, exatamente na linha do CG (\u00a0isto \u00e9,<\/em>a dist\u00e2ncia especificada de volta a partir da borda da asa ou nariz do avi\u00e3o) e um par de cent\u00edmetros para fora dos lados da fuselagem.\u00a0Levante cuidadosamente o avi\u00e3o para que ele esteja livre de qualquer superf\u00edcie e deix\u00e1-lo solto em seus dedos.<\/p>\n

A prop\u00f3sito, o avi\u00e3o deve ser “pronto para voar” quando voc\u00ea equilibrar\u00a0ou seja,<\/em>\u00a0bateria no lugar ou tanque de combust\u00edvel vazio.\u00a0Com o \u00faltimo cen\u00e1rio, um plano de IC \u00e9 mais equilibrado com um tanque de combust\u00edvel vazio caso contr\u00e1rio o avi\u00e3o se tornar\u00e1 cauda pesada como o esvazia tanque durante o v\u00f4o.<\/p>\n

Um avi\u00e3o rc equilibrar corretamente, sentado em seu alcance, ser\u00e1 ou n\u00edvel ou ter o nariz apontando\u00a0ligeiramente<\/em>\u00a0para baixo.\u00a0Se os pontos para baixo da cauda, ent\u00e3o o modelo \u00e9 cauda pesada e voc\u00ea precisa fazer algo sobre isso.<\/p>\n

\"Equilibrar<\/p>\n

Se o saldo n\u00e3o precisa ser ajustado para obter o correto Centro de Gravidade, a primeira coisa a fazer \u00e9 tentar mudar a bateria e \/ ou receptor mais para a frente ou para tr\u00e1s dentro do avi\u00e3o.\u00a0Ao fazer isso, voc\u00ea est\u00e1 ajustando o equil\u00edbrio\u00a0, sem<\/em>\u00a0adi\u00e7\u00e3o de peso extra “morto” para o modelo em forma de lastro.
\nObviamente que voc\u00ea precisa para mover o componente de acordo com a forma como o plano trava: se \u00e9 pesada cauda ent\u00e3o mover o componente para a frente e vice- versa.<\/p>\n

A bateria do motor \/ receptor \u00e9 de longe a melhor coisa a se mover, porque \u00e9 o item mais pesado e ter\u00e1 o maior efeito com a menor quantidade de movimentos.\u00a0Cuidadosamente tentar reposicion\u00e1-la frente ou de r\u00e9, cuidadosamente verificando novamente o equil\u00edbrio do avi\u00e3o depois que voc\u00ea moveu.
\nUma vez que voc\u00ea est\u00e1 feliz com o novo equil\u00edbrio, certifique-se de que a bateria est\u00e1 completamente segura e n\u00e3o vai passar de sua nova posi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Se voc\u00ea\u00a0n\u00e3o pode<\/em>\u00a0reposicionar nada, o que \u00e9 o caso em RTF avi\u00f5es, voc\u00ea pode ter que adicionar lastro para tanto o nariz ou a cauda do avi\u00e3o para corrigir o CG.\u00a0Voc\u00ea precisa se lembrar, por\u00e9m, que lastro acrescenta peso morto para um modelo que nunca \u00e9 bom – o mais leve de um plano de controle de r\u00e1dio, melhor ele executa.\u00a0Ent\u00e3o, se voc\u00ea precisa adicionar lastro para corrigir o CG, voc\u00ea precisa adicionar o m\u00ednimo poss\u00edvel.
\nA maneira de fazer isso \u00e9 adicionar o lastro como\u00a0para a frente<\/strong>\u00a0ou comolonge<\/strong>\u00a0que puder sobre a modelo.\u00a0Ao fazer isso, o lastro ter\u00e1 o maior efeito sobre o centro de gravidade.\u00a0Adicione apenas o suficiente para fazer o seu equil\u00edbrio avi\u00e3o corretamente, nada mais.<\/p>\n

Lastro adequado para adicionar um avi\u00e3o rc \u00e9 a modelagem de argila tiros ou a pesca, por exemplo.\u00a0Chumbo folha fina, se voc\u00ea pode obt\u00ea-lo, \u00e9 perfeito, porque voc\u00ea pode cort\u00e1-la e dobr\u00e1-la para moldar as pe\u00e7as e n\u00e3o tem que ser grande para ter um efeito sobre o equil\u00edbrio.
\nquer que voc\u00ea adicionar lastro, verifique se ele \u00e9 garantir ao plano e n\u00e3o cair em v\u00f4o!<\/p>\n

\"UmAli\u00e1s, voc\u00ea pode n\u00e3o gostar da id\u00e9ia de equilibrar avi\u00f5es rc em suas m\u00e3os, embora o m\u00e9todo \u00e9 testado e confi\u00e1vel especialmente para asa alta formadores.\u00a0Se voc\u00ea preferir um m\u00e9todo mais preciso voc\u00ea pode comprar um balanceador como a\u00a0grande m\u00e1quina CG Planes\"\"mostrado \u00e0 direita.\u00a0Tal coisa \u00e9 f\u00e1cil de usar, aqui voc\u00ea pode v\u00ea-lo sendo usado para equilibrar meu Extra 300.<\/p>\n

Rolar avi\u00f5es balanceamento RC<\/h3>\n

Este \u00e9 um equil\u00edbrio muitas vezes esquecido e n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o cr\u00edtica como frente-tr\u00e1s equil\u00edbrio, mas um avi\u00e3o rc que tem um\u00a0lado<\/strong>\u00a0mais pesado do que o outro ter\u00e1 uma tend\u00eancia de, naturalmente, rolar e girar para o lado mais pesado, tornando sua vida nas varas um pouco mais dif\u00edcil.\u00a0No entanto, a menos que algo est\u00e1\u00a0seriamente<\/em>\u00a0errado, ent\u00e3o o plano n\u00e3o vai sair do controle, apenas porque uma asa \u00e9 um pouco mais pesado do que o outro, ao contr\u00e1rio de um avi\u00e3o de cauda pesada que pode sair de controle muito rapidamente.<\/p>\n

Para equilibrar o seu avi\u00e3o rc lado-a-lado simplesmente la\u00e7o algum fio ao redor do eixo da h\u00e9lice, entre o girador da fuselagem e, em seguida, alguns em torno da parte traseira da fuselagem t\u00e3o perto da cauda, como voc\u00ea pode come\u00e7ar.\u00a0Se poss\u00edvel inserir um pino de calibre fino ou parafuso para a parte traseira da fuselagem muito, isso d\u00e1 um resultado mais preciso, mas muitas vezes n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel por causa do leme do avi\u00e3o.<\/p>\n

Levante o avi\u00e3o por ambos os peda\u00e7os de fio e deixe-o solto – ver se ele quer rolar para um lado ou outro.\u00a0Se isso acontecer, ent\u00e3o voc\u00ea precisa adicionar algum lastro pequeno para a ponta da asa do lado (superior) mais leve.Adicione apenas o suficiente para fazer o avi\u00e3o cair, de modo que ambas as asas s\u00e3o de n\u00edvel.
\nTaping os pesos para a ponta da asa \u00e9 um m\u00e9todo f\u00e1cil, embora voc\u00ea pode querer tomar o cuidado de coloc\u00e1-las na ponta da asa e cobrir sobre eles para escond\u00ea-los.\u00a0Ter em conta que a adi\u00e7\u00e3o de peda\u00e7os maiores de fita vai realmente aumentar o peso para al\u00e9m do lastro.<\/p>\n

Para avi\u00f5es rc com asas de espuma, empurrando um prego pequeno calibre ou pino do painel at\u00e9 a espuma \u00e9 uma \u00f3tima maneira de adicionar algum peso necess\u00e1rio e do lastro pode ser facilmente escondido com tinta apropriada ou caneta.<\/p>\n

\"Equilibrar<\/p>\n

Portanto, voc\u00ea tem que …\u00a0dois m\u00e9todos f\u00e1ceis de equilibrar avi\u00f5es rc.\u00a0Como j\u00e1 mencionado, o equil\u00edbrio frente-r\u00e9 \u00e9\u00a0muito<\/strong>\u00a0importante se voc\u00ea quiser manter o seu avi\u00e3o em uma \u00fanica pe\u00e7a, o balan\u00e7o de rolo n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o cr\u00edtica, mas vale a pena fazer se voc\u00ea tiver o tempo.
\nUm avi\u00e3o corretamente equilibrado ser\u00e1 sempre mais seguro e mais f\u00e1cil de voar, e n\u00e3o precisa tanto de corte no transmissor.<\/p>\n

Esta materia \u00e9 tradu\u00e7\u00e3o do site:\u00a0http:\/\/www.rc-airplane-world.com<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Balanciamento avi\u00f5es de RC Corretamente equilibrar avi\u00f5es rc \u00e9\u00a0t\u00e3o\u00a0importante para a seguran\u00e7a do voo, porque qualquer desvio do modelo de\u00a0centro de gravidade\u00a0(CG) pode potencialmente resultar em o modelo ser bastante incontrol\u00e1vel. Cada avi\u00e3o rc (e todas as outras aeronaves) tem uma posi\u00e7\u00e3o de CG espec\u00edfico, \u00e9 o ponto m\u00e9dio, onde todas as for\u00e7as gravitacionais agem …<\/p>\n

Centro de gravidade (CG) dos Aeromodelos<\/span> Leia mais \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":642,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"default","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"","footnotes":""},"categories":[16],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif","uagb_featured_image_src":{"full":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos-150x150.gif",150,150,true],"medium":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos-279x300.gif",279,300,true],"medium_large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"1536x1536":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"2048x2048":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"web-stories-poster-portrait":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",468,503,false],"web-stories-publisher-logo":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",89,96,false],"web-stories-thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos.gif",150,161,false],"sow-carousel-default":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/09\/centro-de-gravidade-aeromodelos-272x182.gif",272,182,true]},"uagb_author_info":{"display_name":"bobisk8","author_link":"https:\/\/toywing.com.br\/author\/bobisk8\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"Balanciamento avi\u00f5es de RC Corretamente equilibrar avi\u00f5es rc \u00e9\u00a0t\u00e3o\u00a0importante para a seguran\u00e7a do voo, porque qualquer desvio do modelo de\u00a0centro de gravidade\u00a0(CG) pode potencialmente resultar em o modelo ser bastante incontrol\u00e1vel. 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