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{"id":4046,"date":"2021-12-10T12:14:51","date_gmt":"2021-12-10T12:14:51","guid":{"rendered":"https:\/\/toywing.com.br\/?p=4046"},"modified":"2021-12-10T12:14:51","modified_gmt":"2021-12-10T12:14:51","slug":"planta-do-douglas-a2d-skyshark","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/toywing.com.br\/planta-do-douglas-a2d-skyshark\/","title":{"rendered":"Planta do Douglas A2D Skyshark"},"content":{"rendered":"\r\n\r\n\t

Planta do Douglas A2D Skyshark<\/strong><\/p>\r\n

O Douglas A2D Skyshark foi uma aeronave de ataque com motor turboélice construída pela Douglas Aircraft Company para a Marinha dos Estados Unidos. O programa foi substancialmente atrasado por problemas de confiabilidade do motor e foi cancelado porque aeronaves de ataque a jato mais promissoras haviam entrado em desenvolvimento e os porta-aviões menores que o A2D pretendia utilizar estavam sendo eliminados.<\/p>\r\n

Desenvolvimento. <\/p>\r\n

 <\/p>\r\n

\"Planta<\/p>\r\n

Em 25 de junho de 1945, o Bureau of Aeronautics (BuAer) pediu à Douglas Aircraft uma aeronave movida a turbina e hélice. Três propostas foram apresentadas no próximo ano e meio: o D-557A, para usar dois General Electric TG-100s (T31s) em naceles de asas; o D-557B, o mesmo motor, com hélices em contra-rotação; e o D-557C, para usar o Westinghouse 25D. Eles foram cancelados devido a dificuldades de desenvolvimento do motor, mas a BuAer continuou a buscar uma resposta para o alto consumo de combustível dos aviões a jato. <\/p>\r\n

Em 11 de junho de 1947, Douglas recebeu a carta de intenções da Marinha para um turboélice para porta-aviões. A necessidade de operar a partir de navios-escolta da classe Casablanca ditou o uso de um turboélice em vez de força a jato. <\/p>\r\n

O único Skyshark A2D-1 sobrevivente em exibição em 2014
Embora se parecesse com o AD Skyraider, o A2D era diferente de várias maneiras invisíveis. O motor Allison XT40-A2 de 5.100 cavalos de potência de eixo equivalente (3.800 kW) tinha mais que o dobro da potência do Skyraider R-3350. A instalação do XT40 no Skyshark usou hélices contra-giratórias para aproveitar toda a potência disponível. A espessura da raiz da asa diminuiu de 17% para 12%, enquanto a altura da cauda e sua área aumentaram. <\/p>\r\n

Problemas de desenvolvimento do motor atrasaram o primeiro vôo até 26 de maio de 1950, feito na Edwards Air Force Base por George Jansen. <\/p>\r\n

Piloto de teste da Marinha Cdr. Hugh Wood foi morto tentando pousar o primeiro protótipo XA2D-1, BuNo 122988, em 19 de dezembro de 1950, em seu 15º vôo. Ele não foi capaz de verificar a razão de descida, resultando em um acidente de alto impacto na pista. A investigação constatou que a seção de potência de estibordo do motor turboélice Allison XT40A acoplado falhou e não desengatou. Isso significava que o motor sobrevivente estava alimentando o compressor do motor defeituoso, usando grande parte de sua potência disponível. Além disso, as hélices falharam. À medida que a sustentação das asas desaparecia, uma taxa de afundamento fatal foi induzida. <\/p>\r\n

Instrumentação adicional e um desacoplador automático foram adicionados ao segundo protótipo, mas quando ele estava pronto para voar em 3 de abril de 1952, dezesseis meses haviam se passado e, com os projetos de todos os jatos sendo desenvolvidos, o programa A2D estava essencialmente morto. O tempo total de vôo na fuselagem perdida foi de apenas 20 horas. <\/p>\r\n

Allison falhou em entregar um motor de “produção” até 1953 e, enquanto testava um XA2D com aquele motor, o piloto de teste C. G. “Doc” Livingston saiu de um mergulho e foi surpreendido por um barulho alto e arremesso. Seu pára-brisa estava coberto de óleo e o piloto de perseguição disse a Livingston que as hélices haviam sumido. A caixa de câmbio falhou, mas Livingston pousou o avião com sucesso.  O A4D estava pronto para voar no verão de 1954, mas os porta-aviões de escolta estavam sendo desativados, então o tempo se esgotou para o problemático programa A2D. <\/p>\r\n

Doze Skysharks foram construídos, dois protótipos e dez aeronaves de pré-produção. A maioria foi sucateada ou destruída em acidentes, e apenas um sobreviveu. <\/p>\r\n

Fonte : https:\/\/en.wikipedia.org\/wiki\/Douglas_A2D_Skyshark<\/p>\r\n\t