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{"id":293,"date":"2012-05-07T13:29:46","date_gmt":"2012-05-07T13:29:46","guid":{"rendered":"http:\/\/toywing.com.br\/?p=293"},"modified":"2020-08-11T12:13:57","modified_gmt":"2020-08-11T12:13:57","slug":"historia-do-aeromodelismo-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/toywing.com.br\/historia-do-aeromodelismo-no-brasil\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria do aeromodelismo no Brasil"},"content":{"rendered":"

PRECURSOR : Alphonse Penaud<\/p>\n

Nascido na Fran\u00e7a, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matem\u00e1tica e de resolver problemas relacionados a v\u00f4o. Em abril de 1870 inventa o motor a el\u00e1stico com tiras retorcidas.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/a>Eis suas palavras:<\/p>\n

“Procurando utilizar a for\u00e7a extraordin\u00e1ria da borracha, tive a id\u00e9ia de usar a sua elasticidade, pro tor\u00e7\u00e3o, que pode fornecer 130 kilogr\u00e2metros por kilo. \u00c9 menos que o calculado para a disten\u00e7\u00e3o simples, mas a tor\u00e7\u00e3o permite uma aplica\u00e7\u00e3o mais f\u00e1cil, a rota\u00e7\u00e3o das h\u00e9lices, evitando qualquer transforma\u00e7\u00e3o do movimento, simplificando enormemente a constru\u00e7\u00e3o. Veio-me a id\u00e9ia de aplicar este mecanismo na propuls\u00e3o de um aparelho do g\u00eanero aeroplano… mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equil\u00edbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima… e para obter o equil\u00edbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades… e para compensar o bin\u00e1rio da h\u00e9lice, torci a empenagem para um lado…”
\nNo in\u00edcio de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a el\u00e1stico de uma s\u00e9rie que denominou Planophore. Possuia uma h\u00e9lice propulsora simples montada ap\u00f3s “os estabilizadores autom\u00e1ticos” (como ele chamava a empenagem).
\nEste modelo voava muito bem e estabelecu o desenho b\u00e1sico dos modelos atuais.
\nPenaud foi aclamado ao demonstrar o v\u00f4o do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navega\u00e7\u00e3o A\u00e9rea. Voou 60 metros de dist\u00e2ncia a 20 metros de altura em 13 segundos.
\nO modelo a el\u00e1stico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um v\u00f4o livre est\u00e1vel. Os membros da Soeciedade Francesa de Navega\u00e7\u00e3o A\u00e9rea afirmaram na \u00e9poca que Penaud foi tamb\u00e9m o precursor das m\u00e1quinas de voar.
\nO modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa de Navega\u00e7\u00e3o A\u00e9rea, era uma m\u00e1quina muito simples.
\nA fuselagem era constitu\u00edda de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a h\u00e9lice era bi-p\u00e1, montada na parte traseira da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de di\u00e2metro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de sec\u00e7\u00e3o.
\nO modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o “Planophore, foi a primeira m\u00e1quina mais pesada que o ar, a voar com efici\u00eancia.
\nPenaud tamb\u00e9m construiu em 1870, um helic\u00f3ptero.
\nEste era constitu\u00eddo de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tra\u00e7\u00e3o, duas h\u00e9lices, uma em cada extremo das varetas.
\nEm 1955, a Comiss\u00e3o Internacional de Aeromodelismo, em homenagem p\u00f3stuma, deu o nome de Afonso Penaud a ta\u00e7a oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de “Wakefields”.<\/p>\n

\"\"
\nO AEROMODELISMO NO BRASIL
\nSem dados hist\u00f3ricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo.
\nDesde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos. Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte.
\nEm 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobr\u00e1s. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavi\u00e3o, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli.
\nO campo usado para a pr\u00e1tica do esporte ficava na Av. Rebou\u00e7as, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima.
\nO primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se “Parafuso”. E em 1945, foi realizado na v\u00e1rzea da Rebou\u00e7as, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da \u00e9poca era a “Velocidade” e trazia artigos t\u00e9cnicos e mat\u00e9rias de aeromodelismo.
\nO campo da Rebou\u00e7as foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Angelo Rodrigues, Cl\u00e9cio D. Meneghetti, Afonso M\u00f4naco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Fel\u00edcio Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da H\u00edpica Paulista. Da\u00ed, foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados v\u00e1rios concursos do trof\u00e9u A Gazeta para modelos a el\u00e1stico.
\nEm 1947, surgiu o Clube “Cai-Cai”. Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R\/C monocanal. Nesta \u00e9poca, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia “Mr. Damer”, no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos T\u00e9rmica e P\u00e9gasus. Nesta ocasi\u00e3o, a revista “Ci\u00eancia Ilustrada” publicava mat\u00e9rias sobre aeromodelismo.
\nPor volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base A\u00e9rea de Cumbica, pois o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas. Em 1959 com a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Aeromodelismo, j\u00e1 fundada, surgiram eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participa\u00e7\u00e3o de brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, Afonso M\u00f4naco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.
\nEm 1970, surgiu o clube de v\u00f4o livre “Aerobu”. Outro impulso importante ocorreu nesta \u00e9poca: a introdu\u00e7\u00e3o dos trans\u00edstores, chips e circuitos impressos nos transmissores de r\u00e1dio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de r\u00e1dio-controle come\u00e7aram a crescer em todo o mundo.
\nEm 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se em “fly-off”, entre os melhores do mundo.
\nEm 1987, gra\u00e7as aos esfor\u00e7os de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gest\u00e3o de Vitor Garutti.
\nEm 1996, a delega\u00e7\u00e3o brasileira de aeromodelismo V\u00f4o Circular Controlado, consegue o 6\u00ba lugar no Campeonato Mundial da Su\u00e9cia e novamente em 1998, desta vez na Ucr\u00e2nia.
\nLuiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km\/h.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

PRECURSOR : Alphonse Penaud Nascido na Fran\u00e7a, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matem\u00e1tica e de resolver problemas relacionados a v\u00f4o. Em abril de 1870 inventa o motor a el\u00e1stico com tiras retorcidas.   Eis suas palavras: “Procurando utilizar a for\u00e7a extraordin\u00e1ria da …<\/p>\n

Hist\u00f3ria do aeromodelismo no Brasil<\/span> Leia mais \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":294,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"default","header-above-stick-meta":null,"header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":null,"astra-migrate-meta-layouts":"","footnotes":""},"categories":[16],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg","uagb_featured_image_src":{"full":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077-150x150.jpg",150,150,true],"medium":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"medium_large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"1536x1536":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"2048x2048":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"web-stories-poster-portrait":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",155,231,false],"web-stories-publisher-logo":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",64,96,false],"web-stories-thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077.jpg",150,224,false],"sow-carousel-default":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/clip_image0077-155x182.jpg",155,182,true]},"uagb_author_info":{"display_name":"bobisk8","author_link":"https:\/\/toywing.com.br\/author\/bobisk8\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"PRECURSOR : Alphonse Penaud Nascido na Fran\u00e7a, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. 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