Deprecated: Creation of dynamic property GoogleMapModule::$notice is deprecated in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php on line 48

Deprecated: Creation of dynamic property UagAdmin\Api\Api_Init::$UagAdmin\Api\Common_Settings is deprecated in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/ultimate-addons-for-gutenberg/admin-core/api/api-init.php on line 73

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-content/plugins/bb-ultimate-addon/modules/google-map/google-map.php:48) in /home2/valefr71/toywing.com.br/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":286,"date":"2012-05-07T13:20:48","date_gmt":"2012-05-07T13:20:48","guid":{"rendered":"http:\/\/toywing.com.br\/?p=286"},"modified":"2020-08-11T12:14:12","modified_gmt":"2020-08-11T12:14:12","slug":"historia-da-aviacao-civil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/toywing.com.br\/historia-da-aviacao-civil\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil"},"content":{"rendered":"

Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil\u00a0<\/strong><\/p>\n

Deixando de discorrer sobre a pr\u00e9-hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o, sonho dos antigos eg\u00edpcios e gregos, que representavam alguns de seus deuses por figuras aladas, e passando por sobre o vulto de estudiosos do problema, como Leonardo da Vinci, que no s\u00e9culo XV construiu um modelo de avi\u00e3o em forma de p\u00e1ssaro, pode-se localizar o in\u00edcio da avia\u00e7\u00e3o nas experi\u00eancias de alguns pioneiros que, desde os \u00faltimos anos do s\u00e9culo XIX, tentaram o v\u00f4o de aparelhos ent\u00e3o denominados mais pesados do que o ar, para diferenci\u00e1-los dos bal\u00f5es, cheios de gases, mais leves do que o ar.<\/p>\n

Ao contr\u00e1rio dos bal\u00f5es, que se sustentavam na atmosfera por causa da menor \u00a0 densidade do g\u00e1s em seu interior, os\u00a0avi\u00f5es precisavam de um meio mec\u00e2nico de sustenta\u00e7\u00e3o para que se elevassem porseus pr\u00f3prios recursos. O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do v\u00f4o do mais pesado do que o ar. O seu v\u00f4o no “14-Bis” em Paris, em 23 de Outubro de 1906, na presen\u00e7a de in\u00fameras testemunhas, constituiu um marco na hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o, embora a primazia do v\u00f4o em avi\u00e3o seja disputadapor v\u00e1rios pa\u00edses. Entre os aeronautas pioneiros, podemos citar: Gabriel Voisin, Louis Bl\u00e9riot, Wilbur e Orville Wright, Trajan Vuia e Henry Farman.
\nNo per\u00edodo de 1907 a 1910, Santos Dumont realizou in\u00fameros v\u00f4os com o monoplano Demoiselle (foto). Patrono da Aeron\u00e1utica e da For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira, onde recebeu a patente de Marechal-do-Ar, faleceu em S\u00e3o Paulo em 1932, sendo considerado at\u00e9 hoje, o brasileiro que mais se destacou a n\u00edvel mundial na hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o.
\nAo v\u00f4o de Santos Dumont seguiu-se um per\u00edodo de competi\u00e7\u00e3o entre pa\u00edses da Europa e os Estados Unidos, na conquista de recordes de velocidade e dist\u00e2ncia. Com a I Guerra Mundial, a avia\u00e7\u00e3o tomaria consider\u00e1vel impulso, em virtude do uso dos avi\u00f5es como arma de grande poder ofensivo, mas seria na d\u00e9cada de 1920\/30 que esse avan\u00e7o se consolidaria.
\nDesde antes da I Guerra Mundial, atravessar o Atl\u00e2ntico sem escalas era a meta dos aeronautas e projetistas de avi\u00f5es. Em 1919, Raymond Orteig, de Nova Iorque, ofereceu um pr\u00eamio de US$ 25.000,00 a quem voasse de Nova Iorque a Paris, sem escalas. De fins de 1926 at\u00e9 1927 v\u00e1rios aviadores norte-americanos e franceses tentaram a conquista do pr\u00eamio. Finalmente, venceu a prova um piloto do correio a\u00e9reo, Charles Lindbergh.
\nNos tr\u00eas anos seguintes, foram realizados muitos outros v\u00f4os sobre o Atl\u00e2ntico, inclusive a primeira travessia feita por uma mulher, Am\u00e9lia Earhart, em junho de 1928, juntamente com dois outros pilotos. Quatro anos depois, a aviadora norte-americana voaria sozinha, atravessando o Atl\u00e2ntico.<\/p>\n

\n

\"\"<\/p>\n

<\/div>\n<\/div>\n

Em 1931, Wiley Post e Harold Gatty fizeram a primeira viagem relativamente r\u00e1pida ao redor do mundo, no monoplano “Winnie Mae”: percorreram 15.474 milhas em 8 dias e 16 horas. Em 1933, Post realizaria sozinho o v\u00f4o ao redor do mundo em 7 dias e 19 horas. Em 1938, Howard Hughes faria, num bimotor, a volta ao mundo em 3 dias e 19 horas.
\nO transporte internacional principiou a ser feito em larga escala depois da II Guerra Mundial, por avi\u00f5es cada vez maiores e mais velozes. A introdu\u00e7\u00e3o dos motores a jato, usados pela primeira vez em avi\u00f5es comerciais (Comet), em 1952, pela BOAC (empresa de avia\u00e7\u00e3o comercial inglesa), deu maior impulso \u00e0 avia\u00e7\u00e3o como meio de transporte. No fina da d\u00e9cada de 1950, come\u00e7aram a ser usados os Caravelle, a jato, de fabrica\u00e7\u00e3o francesa (Marcel Daussaud\/Sud Aviation). Nos Estados Unidos, entravam em servi\u00e7o em 1960 os jatos Boeing 720 e 707 e dois anos depois o Douglas DC-8 e o Convair 880. Em seguida apareceram os avi\u00f5es a turboh\u00e9lice, mais econ\u00f4micos e de grande pot\u00eancia. Sovi\u00e9ticos, ingleses, franceses e norte-americanos passaram a estudar a constru\u00e7\u00e3o de avi\u00f5es comerciais cada vez maiores, para centenas de passageiros e a dos chamados “supers\u00f4nicos”, a velocidades duas ou tr\u00eas vezes maiores que a do som. Nesse item dos supers\u00f4nicos, as estrelas internacionais foram o Concorde (franco-brit\u00e2nico) e o Tupolev (russo) que voam at\u00e9 os dias de hoje.
\nNo final da d\u00e9cada de 60 e in\u00edcio da d\u00e9cada de 70 surgiram modelos capazes de transportar at\u00e9 400 passageiros, como o Boeing 747, o Douglas DC-10, o Lockheed Tristar L-1011 – todos americanos e mais recentemente o Airbus (cons\u00f3rcio europeu), o Douglas MD-11 e os Boeing 767 e 777 – norte-americanos. Os supers\u00f4nicos comerciais, o Tupolev 144 e o Concorde iniciaram linhas regulares, tendo sido a primeira inaugurada em Janeiro de 1976, que cobria o percurso Rio de Janeiro – Paris em menos de sete horas, considerando uma escala em Dacar, para reabastecimento. Este v\u00f4o era efetuado pela companhia a\u00e9rea francesa Air France. Posteriormente a maioria desses v\u00f4os, inclusive o da Air France, foram suspensos em raz\u00e3o do alto custo com combust\u00edveis e manuten\u00e7\u00e3o e pelo volume pequeno de carga e de passageiros transportados por v\u00f4o (144). A velocidade exigia uma aerodin\u00e2mica compat\u00edvel, os avi\u00f5es eram estreitos. Hoje em dia ele \u00e9 ainda utilizado em v\u00f4os de luxo e poucas rotas comerciais frequentadas sempre por abonados turistas ou executivos. A polui\u00e7\u00e3o sonora desses avi\u00f5es supers\u00f4nicos causou tamb\u00e9m problemas ecol\u00f3gicos e eles acabaram sendo proibidos de pousar em importantes aeroportos como Nova Iorque e Dacar, que era a escala do v\u00f4o Rio – Paris.
\nNo in\u00edcio do s\u00e9culo XXI, a Boeing (americana) e a Airbus (europ\u00e9ia) dominam o mercado mundial de grandes jatos. A Boeing incorporou a Douglas, a Lockheed produz apenas avi\u00f5es militares e outras novas empresas chegaram ao mercado internacional com for\u00e7a, como a holandesa Fokker, a brasileira Embraer e a canadense Bombardier. O mercado de jatos executivos tamb\u00e9m est\u00e1 em alta e os maiores mercados s\u00e3o Estados Unidos, Brasil, Fran\u00e7a, Canad\u00e1, Alemanha, Inglaterra, Jap\u00e3o e M\u00e9xico, pela ordem.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

– Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil Brasileira –\u00a0<\/strong><\/p>\n

A avia\u00e7\u00e3o iniciou-se no Brasil com um v\u00f4o de Edmond Plauchut, a 22 de Outubro de 1911. O aviador, que fora mec\u00e2nico de Santos Dumont em Paris, decolou da pra\u00e7a Mau\u00e1, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80 metros, ao chegar \u00e0 Ilha do Governador.
\nEra ent\u00e3o bem grande o entusiasmo pela avia\u00e7\u00e3o. Na reda\u00e7\u00e3o do jornal “A Noite”, no dia 14 de Outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro, que em janeiro do ano seguinte teria sua escola de avia\u00e7\u00e3o. A\u00ed, como muitos outros, aprendeu a voar o primeiro \u00e1s da avia\u00e7\u00e3o brasileira, o capit\u00e3o Ricardo Kirk, que seria tamb\u00e9m o primeiro brasileiro a morrer em desastre de avia\u00e7\u00e3o, em 28 de fevereiro de 1915.
\nEm 17 de Junho de 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram ao Brasil, concluindo seu v\u00f4o pioneiro, da Europa para a Am\u00e9rica do Sul. E em 1927 seria terminada, com \u00eaxito, a travessia do Atl\u00e2ntico, pelos aviadores brasileiros, Jo\u00e3o Ribeiro de Barros e Newton Braga, no avi\u00e3o “Ja\u00fa”, hoje recolhido ao Museu Ipiranga.
\nIniciou-se a avia\u00e7\u00e3o comercial brasileira em 1927. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavi\u00e3o “Atl\u00e2ntico”, ainda com a matr\u00edcula alem\u00e3 D-1012. A 1\u00b0 de janeiro desse ano, transportou do Rio de Janeiro para Florian\u00f3polis o ent\u00e3o Ministro da Via\u00e7\u00e3o e Obras P\u00fablicas, Vitor Konder e outras pessoas. A 22 de fevereiro, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada “Linha da Lagoa”, entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em junho de 1927, era fundada a Via\u00e7\u00e3o A\u00e9rea Rio-Grandense (VARIG), sendo<\/p>\n

 <\/p>\n

transferido para a nova empresa o avi\u00e3o “Atl\u00e2ntico”, que recebeu o prefixo nacional P-BAAA. A 1\u00b0 de dezembro do mesmo ano, a Condor Syndikat, que acabara de inaugurar sua linha Rio – Porto Alegre, era nacionalizada, com o nome de “Sindicato Condor Limitada”, mas tomaria, durante a II Guerra Mundial, o nome de Servi\u00e7os A\u00e9reos Cruzeiro do Sul (absorvida nos anos 80 pela VARIG). Em novembro de 1927, inaugurando a linha para a Am\u00e9rica do Sul da nova companhia francesa Aeropostale chegava ao Rio de Janeiro, Jean Mermoz, que se tornaria o mais famoso aviador da \u00e9poca.
\nEm 1929, a Nova Iorque – Rio – Buenos Aires Line (Nyrba) iniciava o servi\u00e7o a\u00e9reo entre essas duas cidades e o Brasil, tendo sido fundada no Brasil a Nyrba do Brasil S.A., com linha semanal entre Bel\u00e9m e Santos, e que se transformaria na Panair do Brasil, extinta em 1965.
\nA funda\u00e7\u00e3o do Aerol\u00f3ide Igua\u00e7\u00fa, com linha inicial S\u00e3o Paulo – Curitiba e logo se estendendo a Florian\u00f3polis, marcou o ano de 1933. Em novembro de 1933 era fundada por 72 empres\u00e1rios, a Via\u00e7\u00e3o A\u00e9rea S\u00e3o Paulo – VASP, que iniciaria em 1936 o v\u00f4o regular entre o Rio e S\u00e3o Paulo, a linha de maior tr\u00e1fego da avia\u00e7\u00e3o brasileira.
\n\"O
\nA extens\u00e3o do pa\u00eds e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a avia\u00e7\u00e3o comercial tivesse uma expans\u00e3o excepcional no Brasil. Em 1960, o pa\u00eds tinha a maior rede comercial do mundo em volume de tr\u00e1fego depois dos Estados Unidos. Na d\u00e9cada de 1950, operavam cerca de 16 empresas brasileiras, algumas com apenas dois ou tr\u00eas avi\u00f5es e fazendo principalmente liga\u00e7\u00f5es regionais. Se destacava na amaz\u00f4nia, a ent\u00e3o SAVA S.A. – Servi\u00e7os A\u00e9reos do Vale Amaz\u00f4nico, com\u00a0sede em Bel\u00e9m, fundada pelo Comandante Muniz e que com a ajuda do seu amigo e, futuro Brigadeiro e Ministro da Aeron\u00e1utica Eduardo Gomes conseguiu a concess\u00e3o presidencial para v\u00f4os regulares de passageiros e cargas.
\nA crise e o est\u00edmulo do governo federal \u00e0s fus\u00f5es de empresas reduziram esse n\u00famero para apenas quatro grandes empresas comerciais (VARIG, VASP, TransBrasil e Cruzeiro). Muitas cidades pequenas sairam do mapa aeron\u00e1utico, mas ainda nessa mesma d\u00e9cada organizaram-se novas empresas regionais, utilizando inicialmente os avi\u00f5es turboh\u00e9lices fabricados no Brasil pela Embraer, Bandeirante EMB-110.
\nA VARIG absorveu a Cruzeiro e adquiriu outras empresas regionais, se transformando no in\u00edcio desse s\u00e9culo XXI como a maior transportadora da Am\u00e9rica Latina e a ent\u00e3o regional TAM, dirigida pelo Comandante Adolfo Rolim Amaro – falecido em Julho de 2001 em acidente de helic\u00f3ptero no Paraguai -, se transformou na segunda maior empresa do continente sul-americano. VASP e Gol tamb\u00e9m se destacam como empresas comerciais. A TransBrasil paralisou suas atividades no final de 2001.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil\u00a0 Deixando de discorrer sobre a pr\u00e9-hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o, sonho dos antigos eg\u00edpcios e gregos, que representavam alguns de seus deuses por figuras aladas, e passando por sobre o vulto de estudiosos do problema, como Leonardo da Vinci, que no s\u00e9culo XV construiu um modelo de avi\u00e3o em forma de p\u00e1ssaro, pode-se …<\/p>\n

Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil<\/span> Leia mais \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":288,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"default","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"default","header-above-stick-meta":null,"header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":null,"astra-migrate-meta-layouts":"","footnotes":""},"categories":[16],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg","uagb_featured_image_src":{"full":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003-150x150.jpg",150,150,true],"medium":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003-300x178.jpg",300,178,true],"medium_large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"large":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"1536x1536":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"2048x2048":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"web-stories-poster-portrait":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",300,178,false],"web-stories-publisher-logo":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",96,57,false],"web-stories-thumbnail":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003.jpg",150,89,false],"sow-carousel-default":["https:\/\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/05\/blank-width_clip_image003-272x178.jpg",272,178,true]},"uagb_author_info":{"display_name":"bobisk8","author_link":"https:\/\/toywing.com.br\/author\/bobisk8\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"Hist\u00f3ria da Avia\u00e7\u00e3o Civil\u00a0 Deixando de discorrer sobre a pr\u00e9-hist\u00f3ria da avia\u00e7\u00e3o, sonho dos antigos eg\u00edpcios e gregos, que representavam alguns de seus deuses por figuras aladas, e passando por sobre o vulto de estudiosos do problema, como Leonardo da Vinci, que no s\u00e9culo XV construiu um modelo de avi\u00e3o em forma de p\u00e1ssaro, pode-se…","jetpack-related-posts":[{"id":4024,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/planta-do-messerschmitt-bf-109\/","url_meta":{"origin":286,"position":0},"title":"Planta do Messerschmitt Bf 109","author":"bobisk8","date":"dezembro 9, 2021","format":false,"excerpt":"Planta do Messerschmitt Bf 109 O\u00a0Messerschmitt Bf 109, por muitas vezes referido de\u00a0Me 109,\u00a0\u00e9 um\u00a0ca\u00e7a multiuso\u00a0que foi fabricado na Alemanha. Projetado por\u00a0Willy Messerschmitt\u00a0e por Robert Lusser, na d\u00e9cada de 1930,[2]\u00a0teve a designa\u00e7\u00e3o\u00a0Bf 109\u00a0emitida pelo\u00a0Minist\u00e9rio da Avia\u00e7\u00e3o do Reich\u00a0por representar a empresa de desenvolvimento\u00a0Bayerische Flugzeugwerke,\u00a0denominada\u00a0Messerschmitt\u00a0ap\u00f3s ser comprada por Willy Messerschmitt. Foi\u2026","rel":"","context":"Em "Asa baixa"","block_context":{"text":"Asa baixa","link":"https:\/\/toywing.com.br\/asa-baixa\/"},"img":{"alt_text":"C:\\Users\\Eric\\Downloads\\Planta do Messerschmitt Bf 109.jpg","src":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Planta-do-Messerschmitt-Bf-109.jpg?resize=350%2C200&ssl=1","width":350,"height":200,"srcset":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Planta-do-Messerschmitt-Bf-109.jpg?resize=350%2C200&ssl=1 1x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Planta-do-Messerschmitt-Bf-109.jpg?resize=525%2C300&ssl=1 1.5x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Planta-do-Messerschmitt-Bf-109.jpg?resize=700%2C400&ssl=1 2x"},"classes":[]},{"id":4155,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/como-escolher-o-melhor-aviao-de-controle-remoto-para-iniciantes\/","url_meta":{"origin":286,"position":1},"title":"Como escolher o melhor avi\u00e3o de controle remoto para iniciantes","author":"bobisk8","date":"setembro 22, 2023","format":false,"excerpt":"Como escolher o melhor avi\u00e3o de controle remoto para iniciantes Voc\u00ea sempre sonhou em pilotar seu pr\u00f3prio avi\u00e3o, mas n\u00e3o tem certeza de como come\u00e7ar? N\u00e3o procure mais! Neste guia abrangente, vamos lhe ensinar como escolher o melhor avi\u00e3o de controle remoto para iniciantes. Escolher o avi\u00e3o certo para come\u00e7ar\u2026","rel":"","context":"Em "Tutoriais"","block_context":{"text":"Tutoriais","link":"https:\/\/toywing.com.br\/tutoriais\/"},"img":{"alt_text":"","src":"","width":0,"height":0},"classes":[]},{"id":1395,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/aeromodelo-embraer-145-voo-jato-erj-145-embraer\/","url_meta":{"origin":286,"position":2},"title":"Aeromodelo Embraer 145 – V\u00f4o Jato ERJ-145 Embraer","author":"bobisk8","date":"novembro 24, 2016","format":false,"excerpt":"O Embraer ERJ-145 Regional Jet \u00e9 uma moderna aeronave bimotor pressurizada de m\u00e9dio porte e alta performance, com motoriza\u00e7\u00e3o turbofan e com capacidade para transportar at\u00e9 50 passageiros em viagens interestaduais, desenvolvida e fabricada em larga escala no Brasil a partir da d\u00e9cada de 1990 pela EMBRAER, que utilizou como\u2026","rel":"","context":"Em "Videos"","block_context":{"text":"Videos","link":"https:\/\/toywing.com.br\/videos\/"},"img":{"alt_text":"","src":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2016\/11\/Capturar-1.jpg?resize=350%2C200&ssl=1","width":350,"height":200,"srcset":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2016\/11\/Capturar-1.jpg?resize=350%2C200&ssl=1 1x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2016\/11\/Capturar-1.jpg?resize=525%2C300&ssl=1 1.5x"},"classes":[]},{"id":3097,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/planador-de-48cm-resistente-de-espuma\/","url_meta":{"origin":286,"position":3},"title":"Planador de 48cm – Resistente de espuma.","author":"bobisk8","date":"setembro 26, 2019","format":false,"excerpt":"100% novo e de alta qualidade Feito de material de alto pol\u00edmero EPP, peso leve, boa flexibilidade e resist\u00eancia ao impacto, pode dobrar, n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil de quebrar. O material n\u00e3o \u00e9 prejudicial ao corpo. VOANDO MAIS ALTO : design com muita aerodin\u00e2mica, melhora a capacidade de planar no ar.\u2026","rel":"","context":"Em "Comprar direto da China"","block_context":{"text":"Comprar direto da China","link":"https:\/\/toywing.com.br\/comprar-direto-da-china\/"},"img":{"alt_text":"","src":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/09\/Planador-w4.jpg?resize=350%2C200&ssl=1","width":350,"height":200,"srcset":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/09\/Planador-w4.jpg?resize=350%2C200&ssl=1 1x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/09\/Planador-w4.jpg?resize=525%2C300&ssl=1 1.5x"},"classes":[]},{"id":3041,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/planta-do-aeronca\/","url_meta":{"origin":286,"position":4},"title":"Planta do Aeronca","author":"bobisk8","date":"setembro 23, 2019","format":false,"excerpt":"Planta do aeromodelo Aeronca, esta dispon\u00edvel para baixar. Planta em PDF para voc\u00ea imprimir e fazer seu proprio aeromodelo. Aeronca, contra\u00e7\u00e3o de Aeronautical Corporation of America, localizada em Middletown, Ohio, \u00e9 uma fabricante estadunidense de componentes de motor e de estruturas mec\u00e2nicas de aeronaves, para a avia\u00e7\u00e3o comercial e para\u2026","rel":"","context":"Em "Asa Alta"","block_context":{"text":"Asa Alta","link":"https:\/\/toywing.com.br\/asa-alta\/"},"img":{"alt_text":"Aeronca L-3B Planta","src":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/Aeronca-L-3B-Planta.jpg?resize=350%2C200&ssl=1","width":350,"height":200,"srcset":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/Aeronca-L-3B-Planta.jpg?resize=350%2C200&ssl=1 1x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/Aeronca-L-3B-Planta.jpg?resize=525%2C300&ssl=1 1.5x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/08\/Aeronca-L-3B-Planta.jpg?resize=700%2C400&ssl=1 2x"},"classes":[]},{"id":4166,"url":"https:\/\/toywing.com.br\/desvendando-os-misterios-do-voo-como-as-aeronaves-se-mantem-no-ar\/","url_meta":{"origin":286,"position":5},"title":"Desvendando os Mist\u00e9rios do Voo: Como as Aeronaves se Mant\u00eam no Ar","author":"bobisk8","date":"setembro 25, 2023","format":false,"excerpt":"Desvendando os Mist\u00e9rios do Voo: Como as Aeronaves se Mant\u00eam no Ar Descubra os segredos por tr\u00e1s do voo: como as aeronaves se mant\u00eam no ar. Voc\u00ea j\u00e1 se perguntou como \u00e9 poss\u00edvel que uma m\u00e1quina pesada como um avi\u00e3o seja capaz de voar graciosamente pelos c\u00e9us? Neste artigo, exploraremos\u2026","rel":"","context":"Em "Videos"","block_context":{"text":"Videos","link":"https:\/\/toywing.com.br\/videos\/"},"img":{"alt_text":"voo","src":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/09\/voo.jpg?resize=350%2C200&ssl=1","width":350,"height":200,"srcset":"https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/09\/voo.jpg?resize=350%2C200&ssl=1 1x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/09\/voo.jpg?resize=525%2C300&ssl=1 1.5x, https:\/\/i0.wp.com\/toywing.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/09\/voo.jpg?resize=700%2C400&ssl=1 2x"},"classes":[]}],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/286"}],"collection":[{"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=286"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/286\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3727,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/286\/revisions\/3727"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/288"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=286"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=286"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/toywing.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=286"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}