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{"id":262,"date":"2012-07-05T21:52:39","date_gmt":"2012-07-05T21:52:39","guid":{"rendered":"http:\/\/toywing.com.br\/?p=262"},"modified":"2020-05-31T03:50:20","modified_gmt":"2020-05-31T03:50:20","slug":"o-teorema-de-bernoulli","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/toywing.com.br\/o-teorema-de-bernoulli\/","title":{"rendered":"O Teorema de Bernoulli"},"content":{"rendered":"

O Teorema de Bernoulli<\/p>\n

Bernoulli foi um \u2018cientista\u2019 que al\u00e9m de estudar c\u00e1lculo diferencial e integral entre outras coisas, enunciou a lei que diz: \u2018quanto maior for o fluxo de ar que passa por uma determinada superf\u00edcie, menor ser\u00e1 a press\u00e3o a que essa estar\u00e1 submetida\u2019.<\/span><\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Isso ocorre por que o com o ar em movimento sobre a superf\u00edcie da \u00e1gua, promove a diminui\u00e7\u00e3o da press\u00e3o que o liquido est\u00e1 submetido. Assim a \u00e1gua tende a \u2018voar\u2019.<\/p>\n

Esse trabalho elaborado por Bernoulli, foi respons\u00e1vel por grande parte da evolu\u00e7\u00e3o da aeron\u00e1utica. Nada mais que promoveu o inicio da realiza\u00e7\u00e3o de um dos sonhos mais antigos do homem, VOAR.<\/p>\n

O Arrasto<\/span><\/span><\/p>\n

A for\u00e7a conhecida como arrasto \u00e9 aquela causada pela resist\u00eancia e pela turbul\u00eancia do ar.<\/span><\/p>\n

Para melhor ilustrar: quando voc\u00ea estiver andando com seu carro em uma auto estrada, tente colocar a m\u00e3o para fora da janela. Voc\u00ea ir\u00e1 observar que ela tender\u00e1 ficar para tr\u00e1s.<\/p>\n

Outro exemplo cl\u00e1ssico do efeito da resist\u00eancia do ar \u00e9 : em algum dia de ventania, observe um pequeno zunido vido dos fios de alta tens\u00e3o. Esse barulho se deve ao ar em turbilhonamento.<\/p>\n

Puxando o assunto para os avi\u00f5es, podemos observar que, em seus projetos, tendem a minimizar o arrasto. Pois o intuito \u00e9 minimizar o turbilhonamento. <\/span><\/p>\n

Pois produz o m\u00ednimo de arrasto, o m\u00ednimo de turbilhonamento de ar. J\u00e1 na figura abaixo, alterando o angulo de ataque, altera-se o arrasto. Isso por que o angulo de ataque tamb\u00e9m influencia na sustenta\u00e7\u00e3o do aerof\u00f3lio. Se ele for muito grande , a tend\u00eancia \u00e9 o turbilhonamento do ar, causa o stol(perda de sustenta\u00e7\u00e3o). Note-se que o \u00e2ngulo de ataque \u00e9 o \u00e2ngulo que a linha de comprimento da asa faz com a horizontal (por exemplo, quanto mais um avi\u00e3o se inclina para cima, maior \u00e9 o seu \u00e2ngula de ataque. Se ele permanece na horizontal, seu \u00e2ngulo de ataque fica pr\u00f3ximo a zero).<\/span><\/p>\n

Retomando o exemplo do fio de alta tens\u00e3o, nessa figura podemos entender o que realmente acontece.<\/span><\/p>\n

Para evitar o turbilhonamento do ar na superf\u00edcie da asa, adota-se a forma de carenagem arredondada, para que como na figura acima o turbilhonamento ocorra na parte posterior do aerof\u00f3lio, isto \u00e9, o perfil que n\u00f3s conhecemos de asa \u00e9 esse pois ele \u2018for\u00e7a\u2019 o ar a se deslocar sobre a superf\u00edcie de forma natural<\/span>\u00a0<\/span>como se essa estivesse apenas \u2018cortando\u2019, procurando manter o ambiente como era antes, sem turbul\u00eancia.<\/span><\/p>\n

Note que pela figura abaixo, que a velocidade do ar no extradorso (em cima) \u00e9 maior que no intradorso (embaixo). Mas a velocidade do ar no final do aerof\u00f3lio tende a ser igual se otimizado o arrasto.<\/span><\/p>\n

Muitas pessoas sempre acharam que esse desenho feito nas nuvens era devido as turbinas ou ao deslocamento de ar das h\u00e9lices dos avi\u00f5es. Mas n\u00e3o, isso ocorre pelo turbilhonamento que ocorre na asa.<\/span><\/p>\n

Por que otimizar o arrasto (o volume , a sustenta\u00e7\u00e3o e o bordo de ataque):<\/span><\/p>\n

As aeronaves s\u00e3o classificadas em:<\/p>\n