SD-1 Minisport aeronaves ultraleves feito em casa

Quase um aeromodelo.

A aeronave está em conformidade com FAI UL e definições LSA. MTOM é de 240kg (533 lbs). Carga útil máxima é de 130 kg (289 lbs).

Existem duas versões disponíveis TD e TG. Ambas as versões podem ser construídos como XL para pilotos altos.

Fuselagem

Fuselagem é de design madeira armação com a milímetros prevalente seção 15×15 coberto com madeira compensada de 0,8-3 mm de espessura. A parte traseira do assento do piloto está inclinado em 40 ° . Isso garante conforto também para 185 cm (6,1 pés) de altura piloto na versão standard. A altura da cabine é possível modificar para mais alto piloto, se necessário (até 2 m piloto na versão XL). O interior do cockpit com no lugar do ombro é 54 cm (21,3 “). O tunel compensado com pernas montagens de engrenagens laterais e superior (TD) está sob os joelhos piloto. O compartimento de bagagem de 40 l (1,5 pés 3 ) é atrás encosto removível. compartimento de bagagem adicional poderia ser feita por trás das anteparas piloto. O capuz cabina compósito com policarbonato pára-brisas de 1,5 mm de espessura abre para o lado. Poderia ser bloqueáveis. A entrada para ventilação NACA está no lado da capa cabine.

Asa                                                                                                                                    

 asa de duas partes usa GA-37U A315 aerofólio. É constituída por longarina principal compósito com as tampas de carbono no qual estão coladas nervuras feitas de polystyren extrudido. Ele é coberto com um contraplacado mm. Wingtips são feitos de polystyren extrudado com layup fibra de vidro ou pré-moldados são sanduíche a vácuo em sacos. O peso da meia asa pintado é de 12 kg (27 lbs). Conexão das asas à fuselagem é feita através de dois principais e dois pinos auxiliares. Desmontagem de asas leva 5 e montagem de 10 minutos. A conexão de flaperons a controles é realizado pela simples inserção de pino de controle no slot.

Cauda                                                                                                                                      

Acauda todos móvel horizontal (HT) tem anti-servo guia e é estaticamente equilibrada. Tails são de construção semelhante como as asas sobre longarina composta estão ligados costelas de poliestireno e pele de madeira compensada. Primavera é o corte sob o assento do piloto. Desmontagem do HT é feita através de desconexão de controle e hastes guia e puxando para fora do pino. A nadadeira tem spar composto principal com tampas de carbono e de articulação HT.

TD substrutura                                                                                                            

As pernas de engrenagens principais são feitos de barras de pultrudados de fibra de vidro. As rodas de tamanho 12×4 são travadas com freios a tambor mecânicos. Roda de cauda de 100 mm (4 “) de diâmetro é controlada através de ruder e está ligado à mola de fibra de vidro.

Material Rodante TG                                                                                                            

Aperna única peça de engrenagens principais é feito de composto de vidro roving / epóxi. Ele é fixado sobre o botom da fuselagem utilizando 4 parafusos para estrutura reforçada. As rodas de tamanho 12×4 são travadas com freios a tambor mecânicos. Engrenagens nariz consiste em cantilever perna feita de tubo de 25×2 CrMo stell com fork castering livre feito de compósito Carbono / Epóxi. O tamanho da roda é 260×80.

Controla                                                                                                                                       

A cauda horizontal e flaperons são controlados através de varetas e cotovelos. O misturador é flaperon sob o assento. O leme é controlado por meio de cabos de 2 mm de diâmetro.

Motor                                                                                                                                            

O protótipo de avião é impulsionado pela conversão automática Trabant com 120×70 (48 “x27.5”) hélice montado diretamente no eixo de manivela.

Aviões de série são até agora impulsionada por Hirth F-33 F-AS, 23 AS, B & S Vanguard 24 HP e Verner JCV-360 motores. É possível utilizar qualquer mecanismo de 24-50 HP de potência até 40 kg (89 lbs ) de peso. Este critério cumprir por exemplo Rotax 447, Hirth 2702, MZ201, Simonini Victor 1, 2SI 460, 1/2 VW etc

Sistema de combustível                                                                                                                           

Otanque de 28 l integrante (7,4 gal EUA). capacidade (34 l optionaly) é colocado atrás do firewall da fuselagem. É feito de fibra de vidro PVC sanduíche de espuma. A bomba auxiliar elétrico pode ser colocado no firewall.

Sistema elétrico                                                                                                                 

O ônibus é juiced por bateria e é cobrado pelo alternador. É possível colocar tomada de 12 V com painel de instrumentos para GPS etc

Instrumentos                                                                                                                                    

O avião está equipado com instrumentos básicos voando indicador-velocidade, altímetro, bússola, vario e indicador de derrapagem. A ES-EFIS até Dynon SV-D700 tamanho poderia ser usado. Há espaço suficiente para qualquer combinação medidores do motor. Não há lugar para COM transceptor e TPD com a instalação de diâmetro de 57 mm no painel de instrumentos. A antena COM é construído na estrutura.

Resgate do sistema                                                                                                                

 O avião protótipo é equipado com sistema de resgate GRS 4/270. O recipiente de sistema é ligado na antepara fuselagem por trás das costas do piloto. As cordas da frente estão ligados em dobradiças de montagem superior do motor. A corda auxiliar é ligado a fuselagem atrás da cabina.                                                                                                   É possível utilizar também outros sistemas na versão de série. Se for usado motor de luz é possível montar sistema de resgate no firewall. É possível avião construído sem sistema de recuperação.

HE SD-1 Datas Minisport TÉCNICOS

Especificações  

 Unidades SI  Unidades imperiais
 Wingspan  6,0 m   19,68 pés 
 Comprimento  4,35 m  14,27 pés
 Altura  1,23 m  4 pés
 Asa de uma rea  6,0 m 2   64,6 pés 2 
 * Peso vazio  110 kg  245 lbs  
 MTOM  240 kg   533 lbs
 Payload *  130 kg  289 lbs
 Peso máximo de piloto  105 kg  233 lbs 
 A capacidade do tanque  28 l   7,4 gal EUA 
 Potência do motor **  20,6 k W  28 HP
 O consumo de combustível **  6 l / h   1,32 gal / h 
 Cargas de serviço  4 / -2 g 

Execução  

 Unidades SI  Unidades imperiais
 Velocidade de perda sem abas S1  78 kmh  49 mph
 Velocidade de estol com flaps SO  63 kmh  39 mph
 Velocidade de manobra A  156 kmh  98 mph
 Cruzeiro velocidade *** (5000 rpm)  155 kmh   97 mph
 Nível *** velocidade máxima  190 kmh   119 mph 
 Nunca exceda a velocidade V NE  210 kmh    131 mph
 Suba velocidade ao nível do mar e MTOM ***  3 m / s  600 fpm 

* Válido para avião equipado com Hirth F-33 AS (28 HP) do motor, sem sistema de recuperação    ** Hirth F-33 como motor *** Hirth F-33 AS motor e hélice 120×95 (48×37.4)   

10 comentários em “SD-1 Minisport aeronaves ultraleves feito em casa”

        1. Rogerio Romano

          Se voce puder me passar o endereço do coléga de Minas que tem a planta do SD-1, lhe agradeço muito.
          Obrigado.

  1. Rodrigo Senareli

    Ola amigo, gostaria de comprar a planta do minisport,,, alguem poderia me passar o contato de alguem que tenha essa planta,,
    Grato, grande abraço a todos

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